sábado, 28 de julho de 2012

Saiba como escolher músicos que farão a “trilha sonora” de sua cerimônia


É inevitável pensar qual o estilo musical que marcará o momento mais importante da sua vida. A música relembrará as cenas vividas desde que se conheceram até o momento do “Sim!”.

Você consegue imaginar um casamento ou uma festa sem música?
Para essas ocasiões, o que você precisa é poder contar com um serviço altamente confiável, com profissionais capazes de expressar por meio da música todo o valor e emoção do seu evento, tornando-o inesquecível.
Então fica a pergunta: Quantos e quais instrumentos vão embalar a sua cerimônia.
Quantidade de Músicos: Sua escolha deve começar pelo local da realização da cerimônia. Não adianta contratar uma orquestra num lugar que não tem espaço suficiente, ou um grupo pequeno para uma catedral. Depende também da acústica do local e das músicas que foram escolhidas pelos noivos.
Procure conhecer os profissionais antes de contratar, pois antes de tudo, uma boa equipe precisa ter harmonia, afinação, estilo próprio e musicalidade. O que só pode ser visto ao vivo. Outra coisa, nada contra quem usa equipamentos computadorizados em seus eventos, mas, a música ao VIVO é a que emociona.
Para isso, há diversas opções como: música instrumental, orquestra e coral, pequeno grupo mixto. 

A música instrumental deixa tudo mais leve e o repertório fica mais flexível. Os instrumentos como violino, trompetes, Saxofone e os clarins tem forte apelo visual e sonoro. Já o grupo musical como vozes tem efeito imponente e vibrante.
Outro cuidado é com o “volume” de todo o grupo, para evitar momentos com pouco sonoridade. O ideal é igualar em toda a cerimônia. Procure também, contratar o músico para a função que exerce. Não existe boa qualidade na hora da apresentação, se um músico canta, toca e ainda organiza o grupo.
Quais instrumentos:
A voz e o Cantor
Na música, um cantor, vocal ou vocalista é um tipo de músico que canta, ou seja, usa a voz como instrumento musical para fazer  música. As vozes são comumente classificadas por gênero e extensão vocal:
Vozes Femininas: Soprano, mezzo-soprano e alto ou contralto .
Vozes Masculinas: Tenor, barítono e baixo
Trompete
Dos instrumentos musicais depois da voz humana, pode-se dizer que o Trompete Triunfal é um dos instrumentos mais antigos. Hoje em dia, ele só é utilizado em eventos de gala, como por exemplo: Casamentos, Encontros Internacionais, Visitas de Chefes de Estados. A única diferença deste para o trompete mais popular é a sua campana alongada, para a utilização de uma flâmula (Espécie de bandeira).


Instrumentos de Teclas (Piano, Teclado e Órgão)
Os instrumentos de teclas, tais como o cravo, o órgão e o piano, surgiram no século XIV, bem antes da criação dos teclados ou pianos digitais, como alguns dizem, que foram aparecer somente nos anos 60. Durante o século XX, os instrumentos de teclas já vinham ganhando avanços.

Violino
O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas, dependendo do encordoamento utilizado, pode-se produzir timbres mais aveludados e mornos.
Na orquestra, o líder do naipe de primeiros-violinos é chamado de spalla. Depois do maestro, ele é o “comandante” da orquestra.


Viola
A viola é um instrumento mais grave que o violino (uma quinta), e apresenta um som mais doce e menos estridente que o mesmo. 
Também possui quatro cordas e é maior que o violino, e costuma variar muito de tamanho.



 Violoncelo
O violoncelo, também conhecido como celloé o segundo maior instrumento musical da família dos instrumentos de corda. 
Possui quatro cordas e distingue-se dos outros instrumentos pelo tamanho grande, fazendo com que tenha que se apoiar ao chão, por meio do espigão uma haste de metal em sua extremidade.



Flauta Transversal 

As flautas transversais no princípio eram de madeira e sem chaves, apenas orifícios abertos para se fechar com os dedos. Por essa razão pertence ao naipe das madeiras apesar da flauta ser atualmente construída de metal (como ouro, prata…). A flauta é um dos instrumentos mais antigos de que se tem conhecimento.
Trombone
A palavra em italiano significa trompete grande. O trombone é um instrumento musical da família dos metais. É mais grave que o trompete e mais agudo que a tuba.
Tímpano
O tímpano é um instrumento de percussão. Os timbales ou tímpanos são membranofones de altura definida, ou seja, instrumentos musicais em que o som é produzido pela vibração de uma membrana que se pode afinar para sons de determinadas freqüências.

Dicas para contratação de músicos para seu evento

Como já foi dito no início do post, tão essencial quanto os outros detalhes, a música traduz toda a emoção, dos noivos e de suas famílias, para marcar esta data que será inesquecível. Tanto na igreja quanto no clube ou bufê, a música deve ser escolhida de acordo com as regras de cada uma. Assim que escolherem o local da cerimônia e da festa, é bom começar a procurar profissionais responsáveis por este serviço.
Deixo agora mais algumas dicas para ajudá-los no processo de escolha:
1º – Procure a Igreja e/ou local da festa para saber se existem alguma regra para contratação de músicos. Veja também se tem algum restrição quanto a escolha de instrumentos, cantores ou coral. Existem locais que pela característica de serem grandes ou pequenos comporta uma determinada equipe de músicos.
2º – Procure assistir alguma apresentação ao vivo do grupo que escolheu antes de fechar o contrato.
3º – Verifique também se o grupo musical que você escolheu tem bom comportamento ou se tiveram alguma reclamação como atrasos, músicas mal-interpretadas, mal-trajados ou o que é pior se já deixaram algum cliente sem prestar o serviço.
4º – Observe desde o primeiro contato como é o atendimento, quer seja por telefone, pessoalmente ou por email. Analise os orçamentos e antes de fechar o contrato, veja com quem sentiu confiança e segurança, que estará contratando um fornecedor que vai cumprir e respeitar o seu sonho. Isso não tem preço!!!
5º – Por falar em preço, você provavelmente receberá muitos orçamentos, que muitas vezes, estarão acima de seu orçamento ou que esperava gastar com a música. Procure conhecer pessoalmente para negociar pois, muitas vezes há poucas diferenças no preço e alguns grupos, tem ótimas formas de pagamento.
6º – Após o contrato com o seu fornecedor, é hora de pensa no estilo musical da cerimônia e da festa. Faça uma pesquisa na internet para ajudar na decisão.  A lista das músicas deve ser definida antes com o grupo musical ou DJ, assim como qual o volume da música na igreja e na festa. Procure variar o repertório sem esqueçer que cada local tem suas regras. Por exemplo, a cerimônia em Igreja tem que ser escolhida de acordo com cada credo. Em igrejas evangélicas, não se canta Ave Maria. Lembrem-se a escolha do repertório é pessoal mas procure aceitar as sugestões dos profissionais envolvidos .
7º  Para a realização da festa no clube ou bufê, você não deve esquecer de pagar o ECAD (Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais). Você não vai querer, que a polícia chegue ao local, com sirenes e tudo mais.

A música no Casamento Católico


Agora vou passar algumas indicações de músicas para sua cerimônia religiosa, mas lembre-se: cada igreja ou paróquia tem regras próprias, onde geralmente, deve-se usar as músicas que fazem parte da liturgia da Igreja Católica.
Então aproveitem, ouçam, analisem e escolham a melhor opção para sua cerimônia!
Entrada de Damas e Pajens
Se essa rua fosse minha (Instrumental)
Aliança (Marquinho Menezes e Lilian)
Entrada de Floristas
Entrada da Noiva (com a clarinada antes da Marcha)
-                     Marcha Nupcial
-                     Marcha Nupcial /Ave Maria de Gounod – Versão clássica e religiosa
-                     Marcha Nupcial / She de Elvis Costelo – Versão mais popular
-                     Marcha Nupcial / “música dos seus sonhos” – especial

Rito Católico

Salmo de resposta
Canto de aclamação
Juramento e Consentimento (tem que ser instrumental bem suave para não tirar a atenção da fala dos noivos)
Benção das Alianças (também um fundo musical)
Comunhão:
Essência de Deus (João Alexandre)
Saída dos noivos:
I say a little prayer for you (versão Dance)

Qualquer dúvida é só entrar em contato ou deixar um comentário!
Beijos e até o próximo post!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário